Saiba como manter a pele hidratada no frio

Especialista explica como manter a pele bonita e saudável nesse período de outono e inverno.

Com a chegada do Outono e Inverno a pele necessita de cuidados especiais. Pois, a baixa umidade e o vento frio da estação podem ser nocivos à pele, ocasionando, por exemplo, o ressecamento. Além disso, nesta época é comum os banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Segundo a dermatologista Joana Barbosa, o clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. “Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo”.

Além disso, algumas doenças podem aparecer durante esse período devido ao ressecamento da pele. “A dermatite seborreica, que é uma descamação da pele que ocorre principalmente na região da cabeça e face. Já a dermatite atópica apresenta como principal sintoma a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e podem atingir a face, tronco e membros. A psoríase atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos e fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento. Por último, a ictiose apresenta apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo atingir também face e couro cabeludo”, citou a especialista.

Tratamentos indicados

De acordo com a dermatologista, os tratamentos mais indicados durante as estações são os cuidados gerais de manutenção da hidratação cutânea. Ela ressalta que é muito importante ter atenção em relação à suplementação da oleosidade da pele através de hidratantes e ingestão de água. Além disso, a temperatura mais amena e sol menos intenso, permitem uma facilidade de recuperação após procedimentos estéticos. “Por isso, essa estação do ano é o melhor momento para realizar laserterapia, peelings e outros procedimentos de rejuvenescimento; principalmente na face”, garantiu Joana.

Veja as dicas da médica para manter a pele hidratada durante o frio:

  • Beba no mínimo 2 litros de água.
  • Evite banhos quentes e muito demorados. Evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.
  • Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente e evite a exposição solar excessiva para não aumentar o ressecamento.
  • Evitar uso de roupas com tecidos sintéticos, pois o contato e atrito pode aumentar o prurido.

Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É diretora da Clínica Dermax, em Belo Horizonte (www.drajoanabarbosa.com).

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *